Receitas de Bolso: Trufas de Biomassa de banana verde

Dando continuidade a nossa #PáscoadoBem, testei uma receita de trufas funcionais que encontrei nos instagrams da vida e que apelidei de Trufas Bananas4uall. Sério, ficou mega deliciosa! A base de sua receita é algo chamado biomassa de banana verde! Parece complicado mas é mais simples e #debolso que parece!

 *Nota: A biomassa é uma massa feita a partir da banana verde. É considerada um alimento funcional pois, quando a banana é cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido. No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno. Assim biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes. Além disso, é rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.

 *Nota 2: Foi a biomassa que me ajudou no tratamento de síndrome do intestino irritável. A nutricionista da minha avó que recomendou pra ela, e me passou a receita. Durante alguns meses, comia todo dia duas a quatro colheres diluida em sopas, cremes, junto com frutas ou sem nada mesmo. Foi tipo meu remédio natural! E o mais legal é que ela ajuda no processo de emagrecimento, já que é bem pouco calórica e garante saciedade por bastante tempo =)

Vamo lá:

Trufas Bananas4Uall

O que vou precisar?
½ xícara de biomassa de banana verde
½ xícara de cacau em pó ou ¼ de chocolate 85% cacau
½ xícara de leite de coco ou leite vegetal (amêndoas, aveia, castanhas)
Mel, melado, agave, açucar mascavo ou açucar de coco a gosto para adoçar
Cacau em pó ou castanhas de caju trituradas para enrolar

Como fazer?
1) Misturar tudo na panela mexendo sem parar até engrossar.
2) Deixar no freezer ou geladeira até ficar gelado e consistente.
3) Enrolar no formato de trufas (pode untar as mãos com um pouco de óleo de coco ou becel sem sal) e passar no cacau ou nas castanhas de caju trituradas.
4) Guardar na geladeira por no máximo 8 dias.

Assim ficou minha massa =)
Adicionais
Bem, se você quiser deixar a trufa mais deliciosa ainda pode acrescentar ingredientes a sua massa. Eu adicionei numa parte da massa tâmaras em pedacinhos, na outra cacau nibs e na outra coco. Vou dizer que as tâmaras deixaram o negócio sensacional, parecendo um brigadeiro mesmo. Idéias para adicionar à massa:
Ameixas, tâmaras, bananinha ou damascos picados
Uvas passas
Lascas de coco
Coco ralado
Castanhas trituradas
Cacau Nibs

Assim ficaram as minhas trufas, bem molhadinhas e com várias tâmaras por dentro!


Biomassa de Banana Verde

O que vou precisar?
1 cacho de bananas beeem verdes
1 panela de pressão ou panela normal grande
1 processador ou um bom liquidificador (se não tiver tudo bem, dá pra fazer mesmo assim)

Como fazer?
1) Lavar bem as bananas.
2) Na panela de pressão ou numa panela grande com água fervente cozinhar as bananas até que a casca comece a se abrir. Elas vão ficar quase pretas, ok, é normal isso. Na panela de pressão da prá deixar uns 15 minutos e na panela normal uns 30 minutos.
3) Retirar a casca das bananas ainda quentes uma a uma e ir jogando no processador ou liquidificador para ir formando a massa. Dá pra colocar um pouquito de água se achar necessário. Se não tiver processador ou liqui, pode ir abrindo as bananas e ir esmagando elas com o garfo numa tigela, até formar um purê.

Dessa forma que elas ficam depois de cozidas, como no segundo quadro: a casca começa a se abrir.

4) O resultado é uma massa bem espessa. Quanto mais processá-las, mais na consistencia de massa irão ficar. Pode ser guardada assim em potes e ir no freezer por 3 meses ou na geladeira por uma semana. Quando ela é bem processada fica assim ó:


E as vezes eu amasso ela com o garfo sem usar processador, faço bolinhas do formato de brigadeiro e congelo assim mesmo, pra ir comendo uma ou duas por dia de forma prática ;)



Sem mistério né? A banana verde a gente encontra em feiras e sacolões, muitas vezes até os mercados tem. A biomassa pode ser utilizada em inúmeras outras receitas, incrementando massas para bolos, pães e tortas salgadas, sopas cremosas, recheios para bolos, patês doces ou salgados e por ai vai.



Muito chocolate do bem pra nós nessa Páscoa =)

Beijos da Ju 

0 comentários:

Postar um comentário